domingo, 1 de junho de 2008

Educação para blogueiros

Então, estava pensando... Como manter um blog sendo vestibulando ? Então percebi que poderia fazer alguns posts explicando o que eu estou estudando, de um jeito bem facil. Links para vestibualr também.

Bem, um tema que ta ai na nossa cara: Células tronco.
Recentemente o STF, sim, o supremo tribunal, aprovou a pesquisa com as tais no Brasil . AEE UHUL, vamo comemorar, estamos progredindo. Mas foi por 6 a 5, ainda existem pessoas que chupam as bolas da igreja.

"Tá, o que diabos é uma células tronco ?"
São células coringa do nosso corpo, elas tem a melhor capacidade de se dividir surgindo células semelhante.

"Onde a gente encontra isso ? Tem no Shopping ?
Hm creio que não possamos, AINDA. Mas podemos retirar do embrião (embrionárias), ou de placenta, cordão umbilical, etc (Adultas).

"Ah, que jóinha, mas é tudo igual ?"
Receio que não. Cada células tronco tem um "nível de poder", nas embrionárias encontramos totipotentes (que produzem outras embrionárias ou extra-embrionárias) e também pluripotentes (produzem qualquer célula do embrião, menos placenta e seus amiguinhos), e na adulta é um pouco mais limitado.

"Entendi, mas a célula tronco é de passa no pão ?"
Sim ! Hm quer dizer, não. Bem, na verdade, voce faz o que quiser com ela, mas normalmente são usadas pra reconstituir tecidos, como sangue, tecido nervoso, osso, e também traumas na medula óssea e até diabetes tipo-1;

"Olha só que interessante, a célula é uma Chuck Norris então?"
Sim!

"Mas porque a gente não fez testes com ela antes, não tinhamos tecnologia ?"
Tinhamos, mas a igreja falou que não era certo então o povo acreditou (Quando ela disse que a terra era o centro do universo todo mundo acreditou e quem duvidou foi morto), então a ciência ganha mais uma;

Quer saber mais ? Clique aqui, e aqui.


"Ta Dano, você não ia passar uns links pro vestibular ?"
Desculpe, quase esqueci, vo passar um só hoje, com o tempo vo postando outros.
Ai vai um que eu uso sempre, Vestibular 1.


Nenhum comentário: